Pular para o conteúdo principal

Nossos jurados

Confira aqui quem são os cinco integrantes do nosso competentíssimo júri:


Suely Temporal - Jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Marketing e Propaganda e em Mídias Convergentes. Possui grande experiência na imprensa baiana em rádio, jornal e TV, com passagens na TV Itapoan (Record) e Jornal da Bahia. Premiada pela Associação Baiana de Imprensa e pela Assembleia Legislativa do Estado. Vencedora do Prêmio ABMP 2008 e 2012 na categoria profissional de Assessoria de Comunicação. Chefiou o departamento de Jornalismo da TV Band/Bahia e as equipes de reportagem do Jornal da Bahia e do Correio da Bahia. Atuou como assessora de comunicação na Câmara Municipal de Salvador, Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Associação dos Professores Universitários da Bahia (APUB), Sindiquímica - Sindicato dos Trabalhadores Químicos e Petroquímicos do Estado da Bahia e Prefeitura de Camaçari, Braskem, Gerdau, entre outras. Sócia fundadora da Agência de Textos Comunicação Corporativa, empresa que atua na comunicação interna e externa das empresas com equipe especializada em jornalismo, marketing, RP e design. Na região Nordeste, a Agência de Textos possui uma operação em Recife desde 2013, onde mantém parcerias e equipe para atender seus clientes. Integra também a Rede Brasileira de Gestão de Imagem (RBGI), uma parceria entre agências de comunicação corporativa que atuam em diversas capitais e principais cidades do País. Essas agências são boutiques de comunicação e oferecem serviços extremamente personalizados e qualificados. O trabalho em formato taylor made das agências que integram a rede vai ao encontro das necessidades de grandes empresas nacionais e multinacionais de todos os segmentos.






Rita Tavares – Formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, foi repórter do Correio da Bahia, assessora de Comunicação da Coordenação Estadual da Fundação Educar, Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. Foi uma das primeiras e poucas repórteres cinematográficas na história da televisão baiana (até hoje, somente três mulheres trabalharam oficialmente como cinegrafistas no Estado). Além da TV Itapoan,  onde trabalhou nos anos 1980, Rita foi cinegrafista  da TV Bandeirantes, em Brasília, no final da referida década. Atualmente, combina as atividades jornalística com as musicais. Cadastrada pela SEI-BA, onde presta serviços de revisão ortográfica e gramatical, atua também como  freelancer,  assessorando empresas e grupos culturais baianos na elaboração de textos e releases, fotografando e divulgando serviços e eventos.




Jessica Almeida. Feirense, formada em Comunicação Social, atuou como redatora publicitária por 14 anos, com passagem em várias agências de Feira e Salvador. Atualmente é diretora de criação da Artecapital Propaganda (única mulher negra a ter esse título no Recôncavo) e pós-graduanda em Estudos Culturais na Unijorge - Salvador. Além disso, arrisca-se como escritora no instagram @letraspretas,  um projeto pessoal onde busca fortalecer a escrita feminina, através da ótica da mulher negra.



Juliano Mascarenhas - Graduado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela União Metropolitana de Educação e Cultura, é especialista em Docência do Ensino Superior pela FTC e titulado no mestrado em Direção Estratégica de Marketing pela universidade europeia Miguel de Cervantes. Atualmente é professor auxiliar da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, atuando no mercado de trabalho tanto no jornalismo quanto na publicidade, em TV comunitária, rádio e portais na internet, área de criação e atendimento em agências.



Juciara Nogueira - Pós doutora pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda e sócia efetiva do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Doutora em Cultura e Sociedade pela UFBA, onde também fez mestrado em Artes Visuais. Tem especialização em Metodologia do Ensino pela FCLPAA e graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Católica do Salvador. É repórter fotográfica, associada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia desde 1989. Tem 12 anos de prática profissional em publicidade e propaganda, tendo realizado diversos trabalhos de criação, planejamento, design e pesquisas eleitorais. Foi professora dos cursos de Publicidade e Propaganda, de Relações Públicas e de Educação Artística da Universidade Católica do Salvador, entre 2005 e 2009. Professora Substituta da disciplina História da Arte Brasileira na Escola de Belas Artes da UFBA (2006-2007), lecionou Fotografia e Cinema na UCSAL (2005/2006) e História da Arte na UNEB (1997-1998). Tem experiência em pesquisa, análise e avaliação de projetos em Artes Visuais. Realizou exposições fotográficas individuais e uma coletiva (foto: Welder Souza).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moda ou antimoda? 50 anos da Tropicália

Por: Gabriella Freitas, Janeise Santos e Bruno Brito A música brasileira pós-Bossa Nova e a “definição musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda, e no quesito moda, o que estava em vigor na década de 1960, era um vestuário amarrado a formas retilíneas, tons pastéis e uma cartela de cores nem um pouco ousada. Contra essas tendências, um grupo baiano e seus colaboradores procuraram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica. Aliado a essa nova experiência musical, os tropicalistas, como passaram a ser chamados, chocavam ao público com suas apresentações de grande apelo visual. É, que, além de transmitir a mensagem por suas letras e melodias irreverentes, os artistas tinham como intenção, desconstruir o conceito estético do belo e adotar a roupa como um prolongamento do corpo, sendo esse, um dos principais element

Confira os ganhadores do VII Prêmio Montezuma

Resultados do VII Prêmio Francisco Montezuma de Comunicação, realizado no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, em Cachoeira, no último dia primeiro de março de 2018. O projeto de extensão é de autoria do professor Péricles Diniz e a equipe de organização do evento deste ano foi composta por estudantes de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo. Este ano, o evento teve como tema os 50 anos da Tropicália, por este motivo a decoração, roupas e até o próprio troféu foram inspirados na estética do movimento. Para compor o júri foram convidados: a jornalista Suely Temporal, a publicitária Jéssica Almeida, a jornalista, fotógrafa e cantora Rita Tavares, o professor Juliano Mascarenhas e a professora Juciara Nogueira. Premiados: FOTOJORNALISMO – Bruno Leite. Tema: Boa Morte. Recebeu o prêmio das mãos da jornalista, fotógrafa e cantora Rita Tavares. JORNALISMO ONLINE – Matéria: o custo da permanência, da autoria de Bruno Leite, Cíntia Falcão e Diamila

A história do cinema mundial

Que tal aprender um pouco sobre A história do cinema mundial?              Jeane Ferreira da Rocha Marques A primeira exibição pública cinematográfica da história foi feita no ano de 1895, na França, pelos irmãos Lumière. Porém, essa exibição só foi possível graças a invenções anteriores ao cinematógrafo, que era o aparelho que possibilitava registrar imagens em movimento, gravá-las e projetá-las. Uma das invenções antecedentes foi a lanterna mágica, criada pelo alemão Athanasius Kirchner. Ela era composta por uma câmara escura que projetava, através de um conjunto de lentes e do uso da luz, desenhos pintados à mão em vidros. Geralmente as imagens mostradas pela lanterna mágica eram acompanhadas por algum narrador e às vezes também por música. Em 1877 foi construído por Charles Émile Reynaud o praxinoscópio, aparelho de formato circular que permitia a visualização de imagens, de certa forma que lhes conferia sensação de movimento. Em 1894 Thomas Edison crio